quarta-feira, 30 de março de 2011

Romantismo


Começando o ano, estudamos sobre a literatura romântica. Este tipo de literatura, teve inicio na França, a partir da Revolução Francesa, onde os ideais eram: Igualdade, liberdade e fraternidade.
 No romantismo, era exposto a liberdade de expressão, o nacionalismo, egocentrismo, emoções, sentimentos, pessimismo e até mesmo crítica social. 
 Podemos citar algumas características gerais do romantismo: 
 -Subjetivismo: Reflexo do individualismo. Observa-se a expressão sentimental do artista.
 -Sentimentalismo: Ocorre uma exarcebação dos sentimentos (sentimentalismo). Uso excessivo de adjetivos e pontuação expressiva.
 -Fuga ou escapismo: A partir do sentimentalismo, o desejo de fuga da realidade aparece. Essa fuga acontecerá no espaço e no tempo.
 -Natureza: Elemento no qual o romântico fica longe da sociedade opressora.
 -Fuga no Tempo: O romântico pode optar por fugir para um passado histórico, retomando a Idade Média, na qual se encontram as origens das nações europeias, os cavaleiros heroicos, a religiosidade e o misticismo.
Pode tambem, optar por fugir para um passado individual, voltando á infância ou a momentos já vividos numa atitude saudosista, paisagens diferentes, pitorescas, terras destantes, o sonho e o desvaneio.

A produção poética romântica, se divide em três gerações. São elas:
 -Geração nacionalista (Indianista) -> onde é mostrada a presença do índio, a saudade da pátria, exaltação da natureza, religiosidade e a impossibilidade de amar.
Autores: Gonçalves Dias e Gonçalves de Magalhães.
 -Geração mal do século ( Individualista) -> eram usados os temas: Orgia, tédio, medo de amar, infância, entre outros.
Autores: Cassimiro de Abreu e Alvares de Azevedo.
 -Geração Condoreira: (Social ou Liberal) -> os temas eram: Abolicionismo, defesa das causas humanitárias, amor realizado.
Autor: Castro Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário